segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Bem ou Mal?

Eu cá pensando comigo a respeito do meu futuro...
Parece que só escrevo isso aqui no blog, mas é que a preocupação está me corroendo por dentro. Sinceramente eu não queria estar passando por essa fase, e o que me conforta é o fato de que todo mundo passa, pelo menos por um segundo de toda a vida por isso. O que me rodeia no momento é a ideia de existir bem ou mal. São preocupações que não parecem preocupações de verdade, e eu estou entre a linha tênue do Bem x Mal. Vou explicar por que:

Não sei você, mas eu presto muita atenção nas trocas de identidade da vida e de todas as pessoas, consequentemente. Pessoas más não se tornam boas, entendem? Às vezes coisas boas saem delas, mas não significa que a sua essência, ou recheio como prefiram chamar fora mudada. Isso significa que, ninguém é bem ou mal suficientemente, existe todo aquele lance sim de lado bom ou ruim, por isso não acho uma boa partir da ideia de rótulo.

Então acredito que não podemos distinguir o Bem do Mal, quando vemos que a luz não existe sem a escuridão, e que mesmo a maldade não existe sem que exista a bondade, ou seja, não haveria equilíbrio. Ou tudo o que existe seria Mal ou tudo seria Bom.

Tem uma ideia de que o Mal se torna Bem e o Bem se torna Mal. Por quê? Vou explicar também...
Vocês devem conhecer o conceito do Yin e Yang, aquela bolazinha preta e branca que muita gente desenha, mas não sabe o real significado, ele representa o velho equilíbrio entre o tal bem e mal e comprova que as religiões puras se tornaram impuras e de dentro das religiões impuras pode sair algo puro. Daí você tira a conclusão de que nada é do jeito que agente pensa que é. Falta consenso entre ideias, e é exatamente isso que faz com que a monotonia não nos enterre vivos.

Platão disse uma vez: "O verdadeiro mundo das ideias puras e imutáveis é o do bem." Ou seja, o mundo é uma lugar muito contraditória e mutável... Ele não é tão bom quanto você pensa. Porque o que seria das luzes se não houvesse as trevas?

Um comentário:

Gorjetas